sexta-feira, 26 de agosto de 2016

APÓS A VITÓRIA CONTRA O TERROR, O CLAMOR DA TROPA NO RN Por Erick Guerra, O Caçador




O mês de Agosto de 2016 foi realmente uma prova de fogo para a Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Norte, com o estouro da “INSURREIÇÃO DO SINDICATO DO CRIME DO RN” e seu debelamento em semanas, incluindo a convocação de Tropas Federais e ampla divulgação na Imprensa Mundial. O Brasil, ao contrário das expectativas razoáveis de catastrofismo, surpreendeu positivamente como nação em luta contra o Terror: não só os Jogos Olímpicos foram relativamente tranqüilos como, de lambugem, uma Insurgência praticada nível Estado da Federação foi pacificada, com total respeito ao Estado Democrático de Direito e sob os olhos atentos do mundo inteiro (incluindo países mal-intencionados em relação ao Brasil como Venezuela e Cuba, cujos Chefes de Estado fizeram declarações em público insuflando a Invasão do Brasil por Comunistas Estrangeiros - Terroristas Bolivarianos - e incentivando a eclosão de uma Guerra Civil aqui).

Tudo deveria estar às mil maravilhas no RN, afinal, no espólio da vitória contra o terrorismo do SDCRN, veio uma retração geral das ocorrências criminais no Estado inteiro! Evidentemente, fruto do trabalho intenso e diuturno dos Operadores de Segurança Pública no Estado (Polícias Civil e Militar, Agentes Penitenciários e, em menor grau, Guardas Municipais). A população agora apóia abertamente a Polícia, a ponto de aplaudir efusivamente seus Heróis após confronto que resultou na morte de assaltante armado, na Grande Natal. “Direitos dos Manos” e Vagabundos outros que apóiam Criminosos, não tem mais espaço para destilar seu veneno entre a população – que deu um basta nas mentiras antipolícia e abriu o coração para reconhecer o trabalho dos homens e mulheres que enfrentam a morte todos os dias, para que a Sociedade viva. Tudo deveria estar bem… Mas os Policiais e Agentes Penitenciários - os combatentes que venceram a Insurreição do Sindicato do Crime do RN - não estão nada bem. Há um clamor no seio da tropa, há insatisfações, há queixas. Sem mais delongas, vou rasgar o verbo:

1) SOBRE O EMPREGO DAS TROPAS FEDERAIS E SEU PAPEL NA VITÓRIA CONTRA A INSURREIÇÃO
Está realmente causando chateação entre as Forças que DE FATO lutaram no Estado inteiro, o teor das declarações de alguns da cúpula do Governo Estadual, dando a entender que Exército e Marinha tiveram participação decisiva, sendo os principais elementos para a vitória! Hei! com todo o respeito devido aos militares que honraram o padrão de excelência inerente às Tropas Federais, essas Tropas atuaram em ALGUMAS MISSÕES e APENAS NA GRANDE NATAL… E mesmo levando em conta a importância propagandística de sua presença e etc, não podemos fazer injustiças aos Policiais Civis e Militares, bem como aos Agentes Penitenciários – Estes sim, a bucha de canhão e o pau-pra-toda-obra que puseram o Terrorismo e o Crime de joelhos nesse episódio! Seria interessante que a SESED reconhecesse isso de público, pois na hora de convocar para o sacrifício, as Forças Estaduais foram lembradas… E compareceram, com louvores!

Manchetes de Blogs e Jornais noticiando que o Exército estava indo embora… E que a PM RN estaria “reassumindo” seus postos. Ora! Quando foi que a PM RN “entregou” ou “passou” alguma de suas atribuições ou “postos” ao Exército? Não recordo dessa situação. Nunca houve isso.

Nós, policiais, somos gratos pelo reforço dos Guerreiros das Forças Armadas, merecedores de Elogios pelo mérito (nessa e noutras situações de Garantia da Lei e da Ordem), mas demos a César o que é de César.

Alguém falando em Força Nacional? Para quê? Os Operadores de Segurança Pública do RN (muitos deles membros da Força Nacional), em geral, entendem a chegada de tropas da Força Nacional aqui como pouco mais que uma “munganga”. O que 60 ou 100 gatos-pingados da FN farão que nossos Policiais e Ag Pens já não fazem? Prender policiais do RN com estardalhaço na mídia e helicópteros? Hum!

2) O RECONHECIMENTO FORMAL AOS QUE LUTARAM AINDA NÃO VEIO -

Parece coisa de somenos, um mero detalhe, mas quando você faz um esforço pela causa coletiva, espera ouvir (pelo menos) um “Obrigado”. À exceção do Delegado-Geral de Polícia Civil, DPC Kleiton Pinho, que gravou um vídeo agradecendo ao empenho dos policiais civis, não tive conhecimento de outra forma de gratidão ou reconhecimento, por parte do Estado ou dos Comandantes/Gestores.

Vamos aos fatos: foi uma Guerra Civil, na definição da palavra, ocorrida num momento pra lá de sensível (Olimpíadas e eleições municipais). Vencemos. Aí, vejamos: NENHUM PM, PC ou AG PEN se fez digno de condecoração, elogio em ficha funcional ou qualquer tipo de recompensa pelo mérito? Entenderam?

3) SALÁRIOS ATRASADOS -

No ano de 2016, a regra no Estado do RN tem sido o pagamento em atraso do salário do servidor público. O Operador de Segurança Pública está na vala-comum, sem nenhuma distinção que talvez pudesse haver pelo mérito da categoria, ou por recompensa de qualquer tipo… Quer dizer, como se fosse recompensa receber em dia!

Para se ter uma idéia, hoje, dia 26 do mês, o Governo sequer falou em pagar. Se espera que no dia 30 ( dia do pagamento, em tese) divulgue uma tabela de pagamento atrasado. Passou do desrespeito, isso. Que acham?

Dá para achar ruim, um negócio desses? Ou é para ficar calado?

Vou deixar de falar nos baixos salários dos Operadores de Segurança Pública, somente porque é um assunto que faz parte da vergonha estrutural da Segurança no RN, e o presente artigo trata das queixas referentes ao rescaldo da Insurreição do Sindicato do Crime do RN - mas isso pesa, e muito!

4) POLÍCIA CIVIL APUNHALADA PELAS COSTAS

Nem bem se apagaram os últimos incêndios da Insurreição no RN, a surpresa: O Ministério Público, através de ação na Justiça, requer a extinção da gratificação por tempo de Serviço para os PCs! É mole? Os “antigões” na instituição que atenderam ao apelo do Governo e saíram à caça de vagabundos pelas madrugadas pela promessa de receber R$ 50,00 (cinquenta reais) de “Diária Operacional” não tem palavras para classificar esse golpe no contracheque… Para comparação, a Diária de um Deputado excede mil reais. Quem o leitor quer na sua vizinhança, essa noite? Três Deputados ou três Policiais?

O tipo de recompensa que a Polícia tem recebido do Estado, não é o que tem merecido. O salário já é ruim, principalmente para o novato na carreira, e ainda aparecem todos os tipos de assombrações desse Estado que combate o Estado. Avaliem!

5) A PERSPECTIVA É DE PIORA, INFELIZMENTE -

As negociações terríveis que estão sendo feitas em torno da NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS ESTADOS COM A UNIÃO, tem o mote de sacrificar o Servidor Público: estão na pauta congelamento de salários, pausa nos concursos públicos (reforços são urgentes) e demissão de funcionários públicos. Resumindo, um pacote de más notícias para o povo, como resultado da incompetência e roubalheira da Gestão PT e aliados, com reflexos danosos em todos os níveis.




Para concluir, afirmo que sem reconhecimento, recompensa ou dignidade, ninguém quer viver. O que, afinal de contas, o Estado quer fazer da vida dos homens e mulheres que fazem a Segurança Pública?





                                                                                       Erick, O Caçador







Um comentário:

  1. Falou muito bem a situação atual em que se encontra a segurança pública. Parabéns, Eric, o Caçador!

    ResponderExcluir